quinta-feira, 14 de maio de 2009

A conta da saudade, quem é que paga?

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.


Bom, acho que só a gente mesmo é que sabe o que isso significa. Para cada um, a saudade deve ter um jeito diferente de se ''apresentar''. Para mim, é uma das coisas que mais dói. E o pior, não existe nada para aliviar. Ou se acaba com ela de vez, ou convive-se. Amigos que perdemos contato, parentes que estão longe, ou até coisas que nunca aconteceram. De fato, é uma coisa a ser estudada, traz muitas consequências, de diversas maneiras, ja ouvi falar até em uma cirurgia para que algo que a pessoa queira seja ''apagado da memória''. O problema é que geralmente aquilo que nos faz sofrer, aquilo que nos faz ter saudade... nós muitas vezes até precisamos, mas.. não queremos esquecer. Eu posso estar errado, mas.. acho que saudade não mata, e poderia até dizer: sou a maior prova disso!

6 comentários:

Tata disse...

ahhh saudade ..... algo que aperta o coração!!! Só quem sente para saber o real significado ....

Parabéns pelo blog

Bjokasss

Tata

Mariella disse...

Né, como vi um dia no orkut de alguém: "Vou escrever SAUDADE num tijolo e jogar na tua cara, pra tu ver como dói... "
realmente dói muitooo!
bju

Astréia disse...

Legal a forma como vc se expressa, suave, com uma introdução histórica e um fim pessoal emocionante.Saudade para mim é uma manifestação do amor. Sentimos falta daquilo que apreciamos ou de quem gostamos.

Seja sempre bem vindo no meu!

Dinara Maria disse...

Aah a saudade, um sentimento difícil de se conviver..
Mas tbm é o mais bonito :D
Quando vc reencontra aquele ou aquilo que lhe fez falta durante algum tempo.. creio que seja a melhor sensação existente ;)

Quanto a frase q Mariella citou..
ela não viu em orkut nenhum.. ela viu foi no meu fotolog, eu coloquei em post meu. ¬¬'

Beeijo Betinhuu

Elis disse...

É verdade. Saudade é difícil de lidar. E quando começa a doer, nossa!
Mas, eu ainda vejo a saudade como necessidade, tanto quanto água.
Às vezes tem que doer, pra se saber que está vivo.

AMOtubem(ll)

Diego! disse...

Saudades

Acho que conheço essa!
rsrs